Sobre o MINAs

O programa MINAs foi criado com o objetivo de promover a equidade de gênero e empoderamento feminino e tudo isso está alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Agenda 2030) que aponta a igualdade de gênero como uma das metas prioritárias para o mundo.

O nosso foco na busca por igualdade de gênero são nas áreas de Tic e Economia Criativa (Audiovisual, Música, Fotografia, Design E Games) em todo ecossistema de Pernambuco e do Porto Digital.

O programa surge da necessidade de termos mulheres diversas ocupando espaços e produções, visto que ainda somos minorias em ambientes estratégicos de poder e decisão, bem como de áreas como de exatas e tecnologia.

Queremos e atuamos para que os espaços da ciência, tecnologia e inovação seja repleto de mulheres diversas (mulheres cigênero, mulheres transexuais, travestis, mulheres negras, indígenas, mulheres com deficiência, mulheres periféricas e quilombolas), pensados estrategicamente por e para mulheres. Mulheres plurais atuando em todos os segmentos e níveis. O que nos mobiliza é sabermos que apenas 13% dos/as estudantes de computação são mulheres e que 79% desistem no primeiro ano. No mercado de trabalho, apenas 30% dos profissionais em tecnologia são mulheres.

Nossas ações estão direcionadas para estudantes, profissionais e negócios. Para estudantes temos ações como os clubes de programação e o Minas.edu, para profissionais realizamos qualificações empreendedoras e mentorias em habilidade socioemocionais e em relação aos negócios realizamos ações para fortalecer e impulsionar a partir de programas de empreendedorismo.

Com essas ações, queremos alcançar mulheres nas suas mais diversas existências e vivências, seja mulheres cis, transgênero, pretas, pardas, brancas, periféricas, indígenas, mães, de todas as idades e com ou sem deficiências porque almejamos e, estamos contribuindo, para construirmos uma sociedade na qual ser mulher não seja um fator limitante para sonhos e projeto. Vamos juntas?

Depoimentos

  • Lais Alves
    "Passando pra te agradecer de todo o coração pela disponibilidade do estúdio do armazém ontem. Eu não poderia conseguir fazer tão lindo daquela forma se não fosse vocês. Foi tudo impecável, fomos super bem recepcionado e orientados. Gratidão eterna por você fazer parte desse sonho!"
    Lais Alves
  • Danielly de Melo Macêdo
    "Que lindeeeza foi esse projetooo, gente! Conhecer todas as meninas, suas histórias, seus corres, suas vitórias... foi inspirador! Aqui eu reconheci o meu lugar, aprendi muito! Consegui amarrar ainda mais meu negócio, me entender como empreendedora. Desatei nós, recebi várias dicas e ideias que vou implementar. Os encontros foram ótimos, a gente se envolveu, trocou muito, o tempo foi massa, as aulas, os exercícios, as trocas... Foi tudo ótimo! Me esforcei ao máximo pra tá sempre presente e me senti acolhida, e a vontade... pra tirar dúvidas, comentar... desabafar... Isso foi tudo pra mim."
    Danielly de Melo Macêdo
  • Maria das Graças Sales da Silva
    "Eu só tenho a agradecer a todos que desenvolveram esse projeto tão maravilhoso que foi LED MINAS, acreditem no momento em que recebi o convite para fazer a inscrição pensei 'eu nunca ganhei nada na vida nunca fui sorteada' mesmo assim fiz e fui selecionada. No momento estava com covid, passei 26 dias isoladas vocês não imaginam como tava minha cabeça com tantos sonhos e projetos e muitas vezes vontade de desistir, por que empreender não é fácil ainda mais em cidade pequena. Mas o Led foi essencial, me fez enxergar que aqui sim é o meu lugar, mesmo às vezes não tendo apoio temos um mundo de possibilidades e de pessoas com as mesmas dores que as nossas e que pode ser nossa rede de apoio."
    Maria das Graças Sales da Silva
  • Lais Regina Pontes Rabelo
    "O LED inteiro foi irretocável para mim e agregou demais na estruturação do meu negócio que tava em fase de maturação. Alem do Networking, aprendi muito com as experiências dessas empreendedoras das mais diversas áreas, vocês são demais! À Escola Happen parabéns pelas oficinas, muito bem conduzidas, os encontros tinham uma ordem lógica e as participações especiais que vocês trouxeram complementaram ainda mais a experiência. E agradecer principalmente por essa oportunidade que foi iniciativa do Armazém da Criatividade junto ao Porto Digital Minas, Vocês foram perfeitos. Gratidão!"
    Lais Regina Pontes Rabelo

Venha fazer parte da nossa rede!

Já são mais de 200 mulheres conectadas

    Nome *

    Email *

    Whatsapp*

    Etnia

    Mensagem *

    Sugestão / Feedback